Artur Bispo do Rosário: De que cor você me vê?
Bordado livre com a caricatura do artista Arthur Bispo do Rosário, selecionado para o 19o Salão de Arte Popular Ana Holanda, durante a 24a Fenearte, Olinda/PE
Bordado livre em linho antigo, com fios desfiados de tecido azul e outras linhas e aplicação de retalho bordado, botões e cordões de São Francisco
25x25cm
2020
Bordado que apresenta uma caricatura de Arthur Bispo do Rosário (1911-1988), considerado o senhor das miniaturas, com seu “Manto da Apresentação”, sua criação mais emblemática. Esta miniatura é uma releitura de sua obra, das suas explicações sobre o mundo e de como resistia à violência do manicômio onde viveu.
Para realizar esse bordado, partimos de nossa admiração pela obra de Artur Bispo, sergipano que viveu a maior parte da sua vida na Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro. Partimos de filmes documentários, site do Museu Arthur Bispo do Rosário, reportagens e a leitura e análise das imagens publicadas nos livros organizados de Marta Dantas, Luciana Hidalgo, Walter Firmo e Daniela Labra, onde pudemos adentrar um pouco no universo particular do artista. Além de conhecer sua história, estudamos seus bordados e reunimos frases ditas por ele, sistematizadas pelas diferentes autoras.
Murilo Silva realizou os esboços do desenho inspirado nas fotografias de Walter Firmo e nos detalhes de sua obra bordada. Vi Almeida se dedicou aos pontos, linhas e cores e à composição final.
Este bordado foi selecionado para o 19o Salão de Arte Popular Ana Holanda, durante a 24a Fenearte, 2024, Olinda/PE.

Estudos para o bordado